Sabonete para cada tipo de pele


Em barra, líquidos ou cremes, os sabonetes têm a função de limpar, proteger a pele das bactérias, perfumar e hidratar. Mas, para obter todos esses benefícios, é necessário fazer a escolha certa. O primeiro passo é descobrir o PH do sabonete. “Ele deve ser próximo ao da pele para não agredir e mantê-la protegida contra infecções”, explica a dermatologista Izabel Reck de Mendonça, do Kyron Spa, de São Paulo, e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Encontrar o ponto de equilíbrio é simples. O PH da maioria das peles é de 5,5. Para ser considerado neutro, o PH do sabonete deve ser menor ou igual a 7. As versões líquidas e cremosas são mais suaves e irritam menos a pele sensível e delicada. Já os produtos em barra têm PH mais alcalino, portanto, são mais agressivos.

Na temperatura e na medida certa

Na hora do banho ou quando for lavar o rosto, prefira a água morna ou fria. A água muito quente, associada ao sabonete, acaba removendo o manto hidrolipídico – camada de proteção da epiderme formada por água e gordura –, provocando o ressecamento. “No caso das peles oleosas, a água quente irá estimular a produção de sebo das glândulas sebáceas”, revela Izabel.

O excesso de limpeza também causa danos à hidratação natural da pele. Quem toma mais de um banho por dia pode ensaboar todo o corpo na primeira chuveirada e, a partir da segunda, usar o sabonete apenas nas áreas onde há mais transpiração e pêlos.

Para cada tipo de pele

As necessidades para corpo e rosto são diferentes. Por ser mais oleosa, a pele da face pede um sabonete que promova uma limpeza profunda e, ao mesmo tempo, não seja agressivo. Boas dicas são as opções líquidas ou em gel. Já a pele do corpo é mais seca e precisa de hidratação profunda. O melhor é optar por produtos que agregam hidratantes e óleos em sua composição, para amaciar e dar brilho.

Pele normal
O sabonete pode ser mais perfumado, mas também deve hidratar. Aposte nos produtos que levam extrato de hamamélis, extrato de própolis, cânfora ou alantoína na formulação, pois mantém a oleosidade sob controle.

Pele seca
A hidratação deve ser intensa e a limpeza, suave. Opte por versões à base de substâncias oleosas e hidratantes, como lanolina, manteiga de carité, óleo de amêndoas, extrato de semente de uva e laurilsulfato.

Pele oleosa
Sabonetes adstringentes, à base de hamamélis e própolis, amenizam o excesso de sebo. “Por reduzir o atrito, as versões líquidas são ideais para as peles com acne”, avalia a dermatologista do Kyron Spa. Outros ingredientes que conferem limpeza eficiente e controle da oleosidade são o ácido salicílico, enxofre e a sulfacetamida sódica.

Pele sensível
Pede substâncias calmantes e que não causem irritações. Produtos líquidos, em gel ou infantis são menos agressivos. Prefira os que apresentam as substâncias alfa-bisabolol e azuleno na composição - ambas de ação anti-inflamatória - extrato de aloe vera, que hidrata, além de extratos de camomila e erva-doce, que são calmantes naturais.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário